O Ricardo não tem uma receita que siga à risca, acaba por fazer sempre alguma coisa diferente, ou adicionar mais algum ingrediente ou cozer os legumes durante mais ou menos tempo, o que acaba por diferenciar as sopas.
Seja como for, gosto muito da sopa de tomate que ele faz, na qual não pode faltar o ovo escalfado, e gostei especialmente desta, que ficou bastante consistente.
Ingredientes: (para 4 doses)
- 2 kg de tomate
- 1/2 kg de cenoura
- 3 ovos
- 2 cebolas
- 7 dentes de alho
- folhas de manjericão (muitas)
- caldo de legumes
- pimenta preta
- sal
Preparação:
- Faça um corte superficial em cruz na base dos tomates e coloque-os em água a ferver, durante cerca de 1 minuto, para que consiga retirar facilmente a pele. Depois de retirar a pele, retire também a grainha. Reserve os tomates num recipiente, tentando aproveitar toda a sua água.
- Numa panela coloque as cebolas, os alhos e a cenoura, tudo picado, juntamente com as folhas de manjericão e azeite. Deixe refogar em lume brando durante cerca de 20 minutos.
- Adicione o tomate e tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar por mais 20 minutos.
- Junte meio litro de caldo de legumes.
- Se tiver tempo, deixe a sopa cozer durante cerca de 3h em lume brando, para apurar melhor os sabores. Se não tiver tempo, deixe cozer durante 1h a uma temperatura mais alta.
- Quando a sopa já estiver quase pronta, rectifique os temperos, triture com a varinha mágica e voltando a levar a sopa ao lume, adicione os ovos inteiros.
Bom apetite!
2 comentários:
bela sopa. O Ricardo sempre gostou de sopa de tomate feita pela mãe, mas esta é mais elaborada e com mais ingredientes. Bom proveito!
Obrigada! com pães torrados com manteiga de alho a acompanhar, caiu mesmo bem!
Enviar um comentário