Páginas

03/05/2013

Porridge ao pequeno-almoço

Aqui por terras de Sua Majestade o pequeno-almoço mais parece almoço: salsichas, hash browns (batata frita), bacon, feijão com molho de tomate, cogumelos, ovos estrelados, ovos mexidos e tomate. Vê-se pratos com tudo isso. Depois há as torradas, os cereais com leite, a porridge (papa de aveia), que já caem mais facilmente no meu estômago.


A aveia é um cereal bastante nutritivo que tem como propriedades fibras, cálcio, ferro, vitaminas, proteínas e hidratos de carbono.
É óptima para o regulamento do trânsito intestinal, dá uma maior saciedade, ajuda a diminuir o colesterol, a reduzir a pressão arterial, a controlar a diabetes, previne contra o envelhecimento e o aparecimento de doenças e fortalece o sistema imunológico.

Deve ser consumida de forma moderada e variada.
Deixo como sugestão a porridge com maçã e canela.



Ingredientes: (para 1 dose)
  • Cerca de 100g de aveia
  • Leite
  • Canela
  • meia maçã

Preparação:
  1. Corte a maçã aos bocados pequenos.
  2. Num tacho coloque a aveia e cubra-a com leite. Deixe cozinhar em lume brando enquanto vai mexendo com a colher de pau.
  3. Adicione a maçã e continue a mexer até que a aveia e o leite se liguem e formem uma papa cremosa. Uma vez que a papa vai engrossar, o mais provável é precisar de mais leite.
  4. Quando estiver quase pronta, adicione 2 colheres de chá de açúcar ( se achar mesmo necessário) e canela a gosto.
Dica: Pode deixar a aveia com leite no frigorífico durante a noite, para que o absorva, e seja mais rápido cozinhá-la de manhã.






3 comentários:

Unknown disse...

Tenho que experimentar esta receita! Com maçã e canela deve ser bom :)

Unknown disse...

Esta receita é muito boa para a engorda!

Unknown disse...

Tina,

A aveia é um cereal e contém fibras e nutrientes necessários na nossa alimentação.
A papa de aveia é uma óptima opção para o pequeno-almoço, que é uma das principais refeições do dia, pois precisamos de energia para gastar ao longo do dia.
Se estiver preocupada com o facto de a papa de aveia poder engordar, pode usar leite magro ou substituí-lo por água e não usar açúcar ou substituí-lo por mel.
Convém é que se adicione algum sabor, como a canela e a maçã, que combinam muito bem.

beijinhos :)